terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Albinismo

A palavra albinismo deriva da palavra latina albus que significa branco. Esta doença refere-se à incapacidade de um indivíduo ou animal de fabricar melanina.
A ausência parcial ou total da melanina, pigmento que nos confere a dos olhos, cabelo e da pele, pode derivar de diferentes alterações nos genes como, por exemplo, a falta de algumas enzimas sintetizadoras deste pigmento ou a incapacidade de enzima entrar nas células responsáveis pela pigmentação e transformar o aminoácido tirosina, a base para produzir a melanina. Isto é, o individuo ou animal possui o melanócito, células localizadas na epiderme onde se produz a melanina, mas uma disfunção não permite que estas células fabriquem a melanina.
O albinismo nos seres humanos pode afectar tanto os homens como as mulheres, tendo estes cabelos, sobrancelhas e pestanas totalmente brancas ou de um amarelo muito pálido, pele bastante clara e olhos azul acinzentado ou rosados.
O albinismo é muito raro, hereditário e pode ser de 3 tipos: completo, parcial ou ocular.

Albinismo Completo
Quando o albinismo é completo tem características autossómicas recessivas. Dentro deste tipo de albinismo ainda podemos subdividi-lo em 2 tipos: o positivo e o negativo.
O albinismo completo positivo tem algumas vantagens em relação ao albinismo completo negativo. Os albinos positivos podem melhorar a visão na vida adulta, isto é, o aparecimento de alguma pigmentação nos olhos, enquanto os albinos negativos continuam a apresentar carência de pigmentação de igual forma nos olhos, pele e cabelo.

Albinismo Parcial
A transmissão deste tipo de albinismo de carácter autossómico dominante e é caracterizada pela ausência de pigmentação em zonas bem delimitadas de pele e do cabelo, sem os olhos serem afectados.

Albinismo Ocular
A transmissão do albinismo ocular é condicionado por um gene recessivo localizado no cromossoma X e no qual a pigmentação de pele e do cabelo é normal, enquanto os olhos têm uma carência de pigmentação.

A pele dos albinos, sendo muito clara devido a ausência de melanina, com a radiação solar pode vir a desenvolver cancro no caso de os portadores não tomarem as devidas precauções (protector solar adequado e roupas também adequadas). Os olhos também têm de ser protegidos por isso é aconselhado a utilização de óculos de sol.
Em África, nomeadamente em alguns países, os albinos não são aceites em sociedade sendo brutalmente agredidos e caçados como se fossem animais selvagens.
No caso dos animais, quando o albinismo ocorre em estado selvagem têm uma baixa taxa de sobrevivência, mas em cativeiro essa taxa aumenta para a esperança de vida normal. Os animais albinos são raramente vistos tanto em cativeiro como em estado selvagem. É frequente encontrarmos espécimes albinos e ratos, coelhos, cavalos, porcos, peixes, tubarões e tigres.

Curiosidades:
ô  Os tecidos internos do corpo de um albino são brancos, até mesmo a espinal-medula e o cérebro são totalmente brancos.
ô  Um dos albinos mais famosos do mundo é um gorila chamado Floco de Neve, o único albino conhecido da sua espécie. Vivia no jardim zoológico de Barcelona e morreu em 2003 com 40 anos. Tinha nascido na Guiné Equatorial.